Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Literatura técnica sobre OPALA! Leia e poste aqui alguma literatura técnica interessante sobre nossos carros!

Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor csjuniorsp » Ter, 05 Set 2006 9:01 pm

Os seis terminais de uma unidade de ignição eletrônica transistorizada estão ligados conforme o esquema abaixo:
As ligações seguem abaixo:
Terminal 1 - Distribuidor + (Verde)
Terminal 2 - Distribuidor - (Marrom)
Terminal 3 - Contagiros (Opcional)
Terminal 4 - Chave de Ignição e Positivo da Bobina pelo Fio Resistivo
Terminal 5 - Terra (Massa)
Terminal 6 - Negativo da bobina
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Este sistema, fabricado pela Bosch é denominado TSZ-i (sistema de ignição indutiva transistorizada).
Possui uma unidade de comando com 6 terminais, sendo um normalmente livre (pino 3).
Observação: A ordem da ligação dos terminais 1 e 2 dependem do sentido de rotação do eixo do distribuidor.
O resistor no circuito é necessário, para que seja produzida uma queda de tensão na bobina em torno de 8 volts.
Editado pela última vez por csjuniorsp em Qua, 04 Abr 2007 5:53 pm, no total de 4 vez
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Mensagempor csjuniorsp » Ter, 28 Nov 2006 12:27 am

Outro esquema completo:
OBS: Serve tanto para o 4c como para o 6C.
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor altscheneider » Qui, 26 Fev 2009 12:13 am

E se eu inverter o negativo e positivo do distribuidor? Pinos 2 e 1, marron e verde, respectivamente, qual é seria problema? Alguém sabe a posição certa da aranha dentro do distribuidor?

Abratz
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor TIAO » Dom, 14 Jun 2009 1:28 am

Boa noite,

Comprei um distribuidor eletronico no ferro velho, mas ele veio naquele estado! Será que alguem podia me dar algumas dicas de como dar uma geral nele, pois eu gostaria de desmontar, limpar e montar tudo novamente...

Alguem sabe me dizer se é o mesmo chicote da Ignição Eletronica do Monza ../86?
http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=5731

abraços
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor wallace.bibow » Qui, 12 Nov 2009 12:06 pm

nos esquemas postados acima uma tem ligação no motor de arraque e a outra não qual a diferença? preciza ligar no motor de arranque?? axei estranho pq a impressão que da que se ligar no motor de arranque o fio resistivo num vai servir p/ nada...
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor renato732 » Seg, 04 Jan 2010 4:05 pm

É isso mesmo, fica anulado o fio resistivo. Isso só durante a partida, pra dar um folego extra pro carro pegar. Se a bobina ficar o tempo todo funcionando sem o fio resistivo ela queima.
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor TIAO » Seg, 01 Mar 2010 3:02 pm

HUmmm... acho que entendi...

Os dois esquemas estão certos, porem o segundo é mais aconselhavel (ligação no arranque)?
Desculpa se eu estiver errado, mas entendi que se a ligação do terminal Nº15 da bobina for feita direta ao terminal Nº15 do comutador de ignição, assim que a chave for virar, sem mesmo dar partida, a bobina será energizada, podendo essa esquentar e com o tempo deteriorarse?
No caso da ligação passa pelo arranque, seria para garantir que a bobina seja energizada somente quando o arranque for ligado, evitando o uso da mesma?

Essa imenda representada no esquema entre o Terminal Nº4 do modulo e o arranque, deve ser feita:

*No terminal do arranque;
*De qualquer parte do fio que vem do terminal do arranque;
*Ambos devem se imendar no bourne Nº15 da bobina.


abraços
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor frederico » Qua, 31 Mar 2010 2:07 pm

Pessoal...a saida 4 do modulo é ligado no negativo da chave... e no positivo da bobina??? e o q vai pro arranque??? sai do positivo da bobina para o negativo do arranque??

abraçao
fred
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor Etomaz » Sex, 07 Mai 2010 7:14 pm

Pessoal to mais perdido que cego no tiroteio, moneti minha ignição eletronica nova... ta blz
vamo testa vamo ....

vamo so falta da partida

1° problema = paro de dá partida na chave.

pois bem vamo da partida no motor de arranque... blz, dar a partida e...

2° problema fico com corrente boa em 2 cilindros só, dos ficarao com a corrente fraquinha q dá dó.

será que liguei alguma coisa errada,??? no modulo sai um chicote com fios verde e preto(imagino eu que da bobina, pois lah que eles estao) um fio branco curtinho que aterra no modulo mesmo, e só....

nao tem fio pra liga em chave de ignição... to fudido da vida jah...
se alguem souber o que esta acontecendo plz help - me
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor wallace.bibow » Sex, 07 Mai 2010 7:36 pm

meu que ignição é essa que vc ta colocando?? é pelo menos parecida c/ a da boch?? c/ terminal p/ 6 fios?
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor Docinho » Seg, 13 Set 2010 1:32 am

Alguém poderia informar qual é a numeração de série do transistor que fica selado com resina atrás da caixinha? Tenho várias caixinhas com defeito aqui e poderia recupera-las...
[color=#40FF00]Opala coupê 73 (em restauração)[/color]
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor wallace.bibow » Seg, 13 Set 2010 9:48 am

http://www.opaleirosdoparana.com/eletri ... -t6276.htm

axo que não tem o numero de serie do transistor mas tem o esquema que pode ajudar a reparar os modulos..
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Re: Esquema de Ligação - Ignição Eletrônica Transistorizada

Mensagempor thiago.santiago » Qua, 22 Jun 2011 1:24 pm

Amigos, o fio resistivo do meu carro é um marrom molenga ele entra pra dentro do chicote interno do carro, mas aonde ele para?
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