Ajuda

Assuntos Gerais relacionados ao Chevrolet Opala/Caravan, que não se enquadrem nos assuntos abaixo.

Ajuda

Mensagempor Claudio do Opala » Qua, 28 Jul 2010 3:15 pm

Caros Opaleiros, estou colocando um motor 6cc em um olapa 73 q era 4cc e estou com dificuldades com aadaptação do radiador( ja cortamos a frente onde é marcado e o espaço parece pequeno e´assim mesmo?) e saber q radiador usar, uso o radiador do antigo com adptaçao de ventuinha ou uso o do moderno, com ou sem reservatorio? agradeço a ajuda desde já.
Claudio do Opala

Data de registro: Seg, 26 Jul 2010 11:31 am

Re: Ajuda

Mensagempor Gerson Guimarães » Qui, 29 Jul 2010 9:46 pm

Amigão, essa é uma dor de cabeças mesmo.

Eu tenho um 72 e fiz a mesma coisa: cortei na frente pra colocar o motor 6 cilindros e reposicionar o radiador.... inicialmente iria usar o radiador do 4 cilindros, mas fui desaconselhado. Depois busquei durante quase um ano o radiador original 6 cilindros de 69 à 74 e... nada. Resolví então abrir o corte e colocar um radiador dos Opalas modernos.... não ficou legal, mas era o que eu tinha.... aí apareceu o bendito radiador original e tirei tudo de novo. Agora terei de refazer a frente e para isso, comprei uma lataria de um opala 73 que era original 6 cilindros.

Se puder, gostaria de lhe dar este conselho: procure o radiador original do Opala 6 cilindros da época. Preferencialmente, recorte de alguma frente de opala 6 cilindros original, a parte da frente e laterais onde vai o radiador, inclui ndo os suporte inferiores. Se não ficar encanado com aspecto não original, então coloca um radiador moderno mesmo, mas terá que abrir mais o rasgo na frente e não terá como colocar aquela chapa que cobre o radiador...

Sugestões... espero ter ajudado.

Att.

Gerson Guimarães
Imagem

Opala Comodoro 91, 6 cill, sedã - Ex
Opala de Luxo 72, 6 cil, coupê - Ex
Opala de Luxo 73, 6 cil, coupê - Ex
Opala Diplomata 92, 6 cil, sedã - Ex
Opala Collectors 92, 6 cil, sedã - Ex
Opala Comodoro 79, 4 cil, coupê - Ex
Opala Diplomata 92, 6 cil, sedã - Ex
Opala SS 78, 6 cil, coupê - Ex
Gerson Guimarães

Data de registro: Ter, 07 Nov 2006 7:12 pm

Mensagempor Claudio do Opala » Sex, 30 Jul 2010 6:41 pm

Gerson Guimarães escreveu:Amigão, essa é uma dor de cabeças mesmo.

Eu tenho um 72 e fiz a mesma coisa: cortei na frente pra colocar o motor 6 cilindros e reposicionar o radiador.... inicialmente iria usar o radiador do 4 cilindros, mas fui desaconselhado. Depois busquei durante quase um ano o radiador original 6 cilindros de 69 à 74 e... nada. Resolví então abrir o corte e colocar um radiador dos Opalas modernos.... não ficou legal, mas era o que eu tinha.... aí apareceu o bendito radiador original e tirei tudo de novo. Agora terei de refazer a frente e para isso, comprei uma lataria de um opala 73 que era original 6 cilindros.

Se puder, gostaria de lhe dar este conselho: procure o radiador original do Opala 6 cilindros da época. Preferencialmente, recorte de alguma frente de opala 6 cilindros original, a parte da frente e laterais onde vai o radiador, inclui ndo os suporte inferiores. Se não ficar encanado com aspecto não original, então coloca um radiador moderno mesmo, mas terá que abrir mais o rasgo na frente e não terá como colocar aquela chapa que cobre o radiador...

Sugestões... espero ter ajudado.

Att.

Gerson Guimarães

Gerson muito obrigado pela dica...então agora eu tenho os 2 radiadores o moderno com ventuinha e o antigo original...porei o original mas sera´q ponho ventuinha?
Claudio do Opala

Mensagempor Bremm » Sex, 30 Jul 2010 7:08 pm

Olá Cláudio,

Eu vejo a ventoinha elétrica como vantagem em lugares de clima frio, pois o motor atinge a temperatura de trabalho mais rapidamente, além dela só "roubar" potência quando for ligada (arrasto do alternador). Já a ventoinha mecânica (aquela acoplada sobre a bomba d'água) só cessa seu funcionamento caso a correia do alternador arrebente. A ventoinha elétrica necessita o "cebolão" (interruptor térmico) na saída de água do radiador (mangueira inferior) um relé extra e um fusível, além da fiação.

Moro em Porto Alegre, e o frio aqui é de lascar, no inverno. Mas como rodo pouquíssimo com o carro (1500km por ano, em média), acabei mantendo a ventoinha mecânica.

Se eu fosse adaptar uma ventoinha elétrica no meu Opala, optaria pela do Vectra, que é bem compacta e silenciosa.

Boa sorte na empreitada.
De VW1300 chega-se ao destino, mas de GM4100 é muito mais divertido.
Bremm

Data de registro: Qui, 22 Jul 2010 10:05 pm

Mensagempor Claudio do Opala » Sáb, 31 Jul 2010 9:28 pm

Bremm escreveu:Olá Cláudio,

Eu vejo a ventoinha elétrica como vantagem em lugares de clima frio, pois o motor atinge a temperatura de trabalho mais rapidamente, além dela só "roubar" potência quando for ligada (arrasto do alternador). Já a ventoinha mecânica (aquela acoplada sobre a bomba d'água) só cessa seu funcionamento caso a correia do alternador arrebente. A ventoinha elétrica necessita o "cebolão" (interruptor térmico) na saída de água do radiador (mangueira inferior) um relé extra e um fusível, além da fiação.

Moro em Porto Alegre, e o frio aqui é de lascar, no inverno. Mas como rodo pouquíssimo com o carro (1500km por ano, em média), acabei mantendo a ventoinha mecânica.

Se eu fosse adaptar uma ventoinha elétrica no meu Opala, optaria pela do Vectra, que é bem compacta e silenciosa.

Boa sorte na empreitada.

Caró Bremm muito obrigado pela dica, então axo q vou optar por usar a ventuinha mecanica...depois se ver necessidade ponho a eletrica do vectra. Obrigado
Claudio do Opala

Mensagempor Wagnão » Sex, 24 Set 2010 8:30 pm

Olá amigo!
eu tinha um modelo 74 preto 4 cc e acabei inventando de enfiar um 6cc do diplomata 89 com câmbio e tudo... e acabei tendo de cortar a frente mesmo...leva num bom funileiro,pra fazer um servicinho bacana...no caso do radiador,vc não tem muita ESCOLHA,mete a mão no bolso e põe um dos 6 cc antigos ou um modernão mesmo,assim vc evita dor de cabeça...um colega meu montou um 6 cc com radiador de 4cc e virou um inferno,fervia mais que panela de pressão!eu prefiro com ventoinha direta,mesm´,é mais simples e dá menos pane...Boa sorte com a adaptação!!
"Meu pai disse:Filho,você está indo para o mau caminho"...e eu respondi:"Não se preocupe pai,estou indo de OPALA..."
Wagnão

Data de registro: Ter, 21 Set 2010 4:21 pm

Retornar para Assuntos Gerais