Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - CONTROLAR

Assuntos Gerais relacionados ao Chevrolet Opala/Caravan, que não se enquadrem nos assuntos abaixo.

Re: Inspeção Ambiental Veicular em Sampa - CONTROLAR

Mensagempor csjuniorsp » Qui, 25 Mar 2010 2:36 pm

GUSTAV HENNING NETO escreveu:Galera, não adianta levarmos opalas e outros sem dar uma geral na carburação, filtros, platinados, velas, cabos de velas, platinado, escapamento, vazamentos e etc. Depois da geral, temos que passar numa oficina que faz análise dos gases para uma regulagem afinada e imprimir o laudo, custa uns R$50,00. Acompanhei uma regulagem, é muito sensível. Gasolina de primeira linha ajuda muito! Só aí levar para a Controlar.

Exatamente, e o melhor é encher o tanque, fazer a pré-inspeção e de preferência 1 dias antes de levar na controlar!
Aí é quase que garantido.
Opala Cupê 78 6c 250S
http://www.fotolog.net/opala6cc Imagem
Imagem
csjuniorsp

Data de registro: Sex, 28 Mai 2004 2:13 pm

Mensagempor clubedopuma » Sex, 26 Mar 2010 10:39 am

Lá no FNVA, apareceu um brincalhão dizendo que trabalha na controlar......OLHEM O QUE O CARA ME FALA...agora eu pergunto pro Junião por exemplo: você deixaria????

A reposta dele:

Hahaha.. aí fica difícil
Pra começar que o dono não coloca o carro na linha de inspeção, ele deixa o carro funcionando no pátio, aí o assistente do inspetor puxa o carro até o box de inspeção... depois o inspetor retira o carro do box...e entrega ao dono

Dependendo do carro, chamamos o dono pra ligar... Ninguém nasce sabendo, eu nunca liguei um Fordinho nem sei como faze-lo, nunca tinha dirigido caminhão, nem namorar eu sabia quando conheçi minha namorada... Bom, nesse caso cabe ao dono ensinar como ligar, como passar as marchas e outros segredos para conduzir o carro....
Mas se ficar de ciuminho, aí não rola... muito menos vai fazer inspeção... Eu particularmente não permito que o dono puxe o carro pois já quase fui atropelado por um motorista sem noção (ou muito bem mal intencionado, quem sabe). Entra um carro a cada 5 minutos, são quase 3 ou 4 milhões de carros em SP, a fila não pode parar....

E a minha resposta
Amigo, o Senhor é , no mínimo, um brincalhão.
Se ficar de ciuminho não vai fazer inspeção??? Você realmente acha que vou deixar pessoas como você, que tudo bem está trabalhando, mas não tem critério algum para fazer a tal inspeção dirigir meus carros??? Amigo, eu não deixo nem manobrista o fazer, quanto mais alguém que acha que tem o rei na barriga, achando que sabe tudo de carro.

Se você acha que é "ciuminho" não deixar vc dirigir meu Puma, acho que está no lugar errado. Aliás, eu acho que o tal "ciuminho" é que o pessoal que trabalha nessa inspeção quer dirigir os carros que aparecem por lá. Então quer dizer que se alguém chegar com uma Ferrari lá, vai ter que dar na sua mão???

Fala sério amigo.
Rafael Bruno
Chevette 78 (roubado)
Opala 72
Imagem
O = Opção pelo conforto
P = Potência de sobra
A = Amor pela marca
L = Luxo superior
A = Amor eterno
Imagem
clubedopuma

Data de registro: Ter, 25 Jul 2006 9:37 am

Mensagempor csjuniorsp » Sex, 26 Mar 2010 8:34 pm

Pior é que eu dou o carro na mão do caboclo, só pra se estrepar, ahahahaha!!!
Certa vez levei o meu opala num centro "técnico" do Carrefour, era só pra balancear as 2 rodas traseiras.
O "super" não conseguiu tirar o carro do lugar, cheguei na porta e disse, sai daí, esse só quem sabe dirige... kkkkkkkk!!!
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor clubedopuma » Sáb, 27 Mar 2010 11:56 pm

pois é!
duvido que o dono de uma ferrari vai dar a chave na mão de um cabrunco desses :-({|= :pukeright:
Rafael Bruno
Chevette 78 (roubado)
Opala 72
Imagem
O = Opção pelo conforto
P = Potência de sobra
A = Amor pela marca
L = Luxo superior
A = Amor eterno
Imagem
clubedopuma

Data de registro: Ter, 25 Jul 2006 9:37 am

Mensagempor csjuniorsp » Ter, 30 Mar 2010 1:09 am

Isso, como sempre, vai do abençoado que você encontrar pela frente...
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor bello » Qua, 31 Mar 2010 9:34 am

Criei um tópico para nos auxiliar sobre os testes, quem tiver novas informações por favor divulgue.
viewtopic.php?f=1&t=21078
Diplomata 91 gasolina/GNV

Visitem meu blog
http://fabiobello.blogspot.com
bello

Data de registro: Qua, 30 Dez 2009 11:53 am

Mensagempor CamaroSS » Qui, 01 Abr 2010 11:00 am

Pessoal, bom dia !

E a informação de misturar um pouco de alcool na gasolina, alguém confirma se este procedimento ajuda em alguma coisa a passar no teste ? O meu, por ex, é um 6cc 72 platinado, gasolina, mas está com um 3E e estou rodando com alcool e misturo um pouco de gasosa Podium, e tem 6x2 tb.

Será que a questão do alcool não pode ajudar a diminuir o nível de poluentes ???

Abs ! :wink:
CamaroSS

Data de registro: Dom, 15 Mar 2009 2:42 am

Mensagempor l.alves » Qui, 01 Abr 2010 10:21 pm

Sou mais um felizardo que tera que voltar em 30 dias.mexi em tanta coisa que se for colocar aqui eu nem lembro,mas sou brasileiro e não desisto nunca.vou voltar la pegar aquele selo nem que seja no soco.
resultado da avaliaçao.

Limites estabelecidos:;

CO=5.00
HCc=1100
FD=2.50

Meus resultados:

M/L 1093 rpm CO 1.13 HCc 541 FD 1.22
2500 RPM CO 8.16 HCc 522 FD 0.91

dISSERAM QUE A ALTERAÇAO PODE SER RESOLVIDA COM AS MISTURA AR.COMBUSTIVEL

Ou tanque.sujo.bomba de combustivel,gasolina adulterada e um monte de outras coisas.
l.alves

Data de registro: Dom, 30 Ago 2009 12:08 am

Mensagempor csjuniorsp » Seg, 05 Abr 2010 1:45 am

l.alves escreveu:Sou mais um felizardo que tera que voltar em 30 dias.mexi em tanta coisa que se for colocar aqui eu nem lembro,mas sou brasileiro e não desisto nunca.vou voltar la pegar aquele selo nem que seja no soco.
resultado da avaliaçao.

Limites estabelecidos:;

CO=5.00
HCc=1100
FD=2.50

Meus resultados:

M/L 1093 rpm CO 1.13 HCc 541 FD 1.22
2500 RPM CO 8.16 HCc 522 FD 0.91

dISSERAM QUE A ALTERAÇAO PODE SER RESOLVIDA COM AS MISTURA AR.COMBUSTIVEL

Ou tanque.sujo.bomba de combustivel,gasolina adulterada e um monte de outras coisas.

O certo é levar em oficina que faça a pré-inspeção, pois na regulagem do carburador, um "cisquinho" fora do ponto é a diferença entre passar ou reprovar.
Opala Cupê 78 6c 250S
Imagem
csjuniorsp

Mensagempor l.alves » Ter, 06 Abr 2010 1:05 am

Vou dar mais uma revisada,tem alguns detalhes a serem inspecionados antes da proxima visita a controlar.
l.alves

Data de registro: Dom, 30 Ago 2009 12:08 am

Mensagempor GUSTAV HENNING NETO » Ter, 13 Abr 2010 1:40 pm

Olá moçada. Olhem só, meu fusca 86 gasolina passou de primeira na Controlargh, e eu não fiz nada antes da inspeção. Acompanhando o site forum.fusca, descobri que por conta do motor ser 2003, tem umas modernidades que os antigos não tem, o que certamente contribuiu na aprovação. Acontece que meu Diplo 91 gasolina+gnv não está passando na inspeção do Inmetro, que a partir deste ano tem os mesmos critérios da Controlargh. Tomei pau na primeira vistoria. Não passou na gasolina (CO em alta) nem no GNV, sendo que a gasolina era comum. Daí tentei com mais 10% de álcool. Pau de novo no CO em alta. Refiz a carburação e gastei uns trocados numa oficina que faz pré-inspeção. Pau igual ao anterior. Gastei toda a gasolina, botei Premium. Mesmo pau. Acontece que o bura 3E tem a base do álcool (que nem eu). Faz diferença? Alguém tem uma dica para me ajudar a passar no Inmetro? Preciso viajar com o carro (dia das mães - Blumenau/SC), mas se cair num comando da Polícia Rodoviária Federal, tô lascado. Falei hoje com um amigão que tem uma oficina de escapamentos, ele me falou que se colocar um catalizador o CO diminui uns 70%. Sem querer questionar o meu amigo, isso procede? Além de colocar o catalizador que vai me custar uns R$700,00, tem algum recurso mais barato? Agradeço as dicas.
Antigomobilismo - um hobby em extinção...
GUSTAV HENNING NETO

Data de registro: Qua, 03 Jan 2007 11:59 am

Mensagempor Atila250S » Ter, 13 Abr 2010 5:27 pm

Olá Gustav, procede sim. O catalisador serve para isso mesmo. Além disso vc pode fazer mais alguma coisas:
1 - Aumentar a giglagem em 40% e colocar álcool (em marcha lenta não vai bater pino)
2 - Retirar ou tamponar a mangueira de vapor de óleo que vem da tampa dos balancins para o coletor de admissão
3 - Substituir o óleo lubrificante por um mais viscoso (apenas para passar na vistoria, depois volte ao óleo normal)
4 - Retirar o filtro de ar e empobrecer ao máximo a mistura reduzindo a giglagem (no caso de só utilizar gasolina)
5 - Adiantar o ponto. A mistura é melhor queimada gerando menos CO², mas não force muito no trajeto para não haver batidas de pino (Leve o carro a uma oficina que possua equipamento para medir as emissões. Faça o motor rodar na rotação que é pedido na vistoria e analise as emissões. Durante o processo varie o ponto de ignição até obter um valor ótimo. Lembre-se de retornar ao ponto original após a vistoria.)
6 - Substituir o sistema carburado por injeção.
Se eu quisesse economizar gasolina andava de ônibus...
Atila250S

Data de registro: Dom, 04 Abr 2004 9:25 pm

Mensagempor GUSTAV HENNING NETO » Ter, 13 Abr 2010 9:30 pm

Atila250S escreveu:Olá Gustav, procede sim. O catalisador serve para isso mesmo. Além disso vc pode fazer mais alguma coisas:
1 - Aumentar a giglagem em 40% e colocar álcool (em marcha lenta não vai bater pino)
2 - Retirar ou tamponar a mangueira de vapor de óleo que vem da tampa dos balancins para o coletor de admissão ou bura?
3 - Substituir o óleo lubrificante por um mais viscoso (apenas para passar na vistoria, depois volte ao óleo normal)
4 - Retirar o filtro de ar e empobrecer ao máximo a mistura reduzindo a giglagem (no caso de só utilizar gasolina)
5 - Adiantar o ponto. A mistura é melhor queimada gerando menos CO², mas não force muito no trajeto para não haver batidas de pino (Leve o carro a uma oficina que possua equipamento para medir as emissões. Faça o motor rodar na rotação que é pedido na vistoria e analise as emissões. Durante o processo varie o ponto de ignição até obter um valor ótimo. Lembre-se de retornar ao ponto original após a vistoria.)
6 - Substituir o sistema carburado por injeção.

Uau! Quizera eu poder substituir o sistema carburado por injeção...
1 - Não sou mecânico. Quais peças devem ser substituídas para aumentar a giclagem? Meu carro passa na lenta, a 2500 RPM é reprovado no CO.
2 - No meu caso, os gases que saem da tampa das válvulas e são jogadas para fora. O bura é 3E, tem uma mufla, devo direcionar os gases para o bura? Qual a vantagem de jogar estes gases para o coletor de admissão?
3 - Uso Ursa 40. Qual recomendado?
4 - Se eu retirar o filtro será que passa no GNV? Não é uma peça necessária para aprovação? Ou seja, sem filtro, passa na inspeção do Inmetro?
5 - Isso eu vejo com meu mecânico...
6 - Afff... quanto custa uma melhoria dessa?
R$700 para instalar um catalizador me parece mais rápido (mas talvez mais caro) para resolver o "pobrema".
Amigos antigomobilistas... se nada for feito para preservar a memória dos veículos brasileiros com mais de 20 anos, haja pátio para apoderecer nossas viaturas... Aí só os Placa Preta sobrevivem... se chegarmos até lá... desse jeito meu diplo 91 não chega a 2021... :(
Antigomobilismo - um hobby em extinção...
GUSTAV HENNING NETO

Data de registro: Qua, 03 Jan 2007 11:59 am

Mensagempor Atila250S » Qua, 14 Abr 2010 3:33 pm

1 - No caso de mudança temporária para álcool, há a necessiade de aumentar a giglagem pois o álcool tem um poder calorífico menor que o da gasolina. Por isso o carro à álcool consome mais. Troque os gigles de baixa e alta.
2 - Quando esta ligação entre o suspiro da tampa dos balancins e o coletor de admissão está desativada ou obstruida, cria-se uma pressão positiva no cárter que acaba acentuando o vazamento de óleo pela gaxeta do volante do motor. Além de evitar este problema de vazamento, a ligação proporciona uma lubrificação das guias de válvulas aumentando em muito a vida útil do motor.
3 - Lubrax alta rodagem.
4 - Quando o filtro de ar está sujo aumenta-se a depressão no coletor de admissão. Com isso, o motor admite uma mistura mais rica qua acaba não sendo totalmente queimada e consequentemente aumentando o nivel de emissões.
6 - O módulo de injeção voce pode adquirir na Fueltech. O restante do sistema voce pode comprar em ferro-velho. Compre o sistema do omega 4.1

Vá testando estas alterações uma a uma até ter o resultado desejado.
Se eu quisesse economizar gasolina andava de ônibus...
Atila250S

Data de registro: Dom, 04 Abr 2004 9:25 pm

Mensagempor fabio4100 » Seg, 19 Abr 2010 6:19 pm

PESSOAL,

EU FIZ A INSPEÇÃO DO MEU APOLO 91 À GASOLINA E O CARRO FOI APROVADO NA PRIMEIRA TENTATIVA.
O CARRO ESTÁ TODO ORIGINAL. APENAS MANDEI REGULAR, LIMPAR CARBURADOR, TROCAR VELAS E FILTROS E TROCAR O SILENCIOSO TRASEIRO.
TINHA MUITO CARRO BEM MAIS NOVO QUE O MEU E NEM FEZ O TESTE.

UM COLEGA MEU FEZ O DA KOMBI DELE À GNV/GASOLINA E PASSOU NA INSPEÇÃO DO IMMETRO.
NA INSPEÇÃO DA CONTROLAR LEVOU PAU, POIS PINGOU UMA GOTA DE ÓLEO NO CHÃO.

A MINHA CARAVELA TEREI QUE LEVAR SÓ NO FINAL DO ANO.

ABÇS
fabio4100

Data de registro: Sáb, 13 Jan 2007 8:42 pm

AnteriorPróximo

Retornar para Assuntos Gerais